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TerçOLHO

Este é um espaço dedicado às imagens e às tensões textuais. O resto é pura neurastenia.

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22
Jan24

667 - Pérolas e Diamantes: Diabinhos e diabretes

João Madureira

 

Apresentação3-2 - cópia 8 (1).jpg 

O senhor padre faz exercícios de apoterapia, aprendidos de Galeno e ri com as frases escatológicas de François Rabelais. Pantagruel continua a ter o seu peso entre o clero. O artista plástico faz esboços instáveis dos camponeses a enfeixarem molhos de feno, a pitarem lenha e a malhar com os manguais as gabelas de centeio na eira. Ou a praticarem o jogo do pau. Que saudades do Malhadinhas e do Birtelo. E o escritor a colocar metáforas na sua escrita. E os pimpões a divertirem-se. E o povo a fazer belas procissões, acompanhadas com lindos salmos e responsos orientados por jovens padres com voz grossa, despachados nas orações, céleres nas missas e atentíssimos nas vigílias. Muitos deles são, por obra e graça do divino Pai, verdadeiros artistas e inteligentíssimos poetas dos apotegmas monacais. É em momentos como este que os espíritos malignos se sentem ultrajados. Isto, apesar da graça divina e o livre-arbítrio não se costumarem coordenar de forma inteligível. Mas nem tudo nesta vida pode ser objeto da arte apologética dos milagres. E depois chega sempre o momento em que as forças do bem agem com graça e benevolência para combaterem as forças do mal, que nunca se cansam de produzir danos e dissabores. Há destinos fatais, sobretudo os que são influenciados pelos astros. É há sempre um Toucquedillon a envenenar o ânimo de Picrochole, a apelar à guerra e a disseminar a violência, a perfídia e a vil ânsia do poder, utilizando sempre palavras infetadas de verdadeira malícia: “Ungi o vilão, e ele atacar-vos-á. Atacai o vilão, e ele ungir-vos-á.” Pobre do Grandgousier. Podem dizer dele que é um grande bebedor e que se acagaça, mas todos sabemos que o pai de Gargântua não sofre desses defeitos, sobretudo do segundo. Os sábios lá estão para ensinar. E nós para aprender. Dizia Octaviano Augusto: Festina lente (Apressa-te lentamente). Podem talvez dizer que, desta vez, me deu para o conservadorismo. Podem pensá-lo que eu não me amofino. Mas é fundamental que se assinale a enorme diferença que existe entre um conservador e um reacionário. Muitos conservadores, por muito que custe aos progressistas mais ligeiros, têm bastante qualidade e, alguns deles, até personalidade acentuada. Muitos conservadores possuem mesmo traços de alguma modernidade. A cultura não é uma coisa apenas para masoquistas, faquires ou progressistas enfadonhos. Vá lá, não custa nada, vamos todos jogar ao jogo da apanhada. Vá lá, não custa quase nada. Como diz Gymnaste, eu também enraiveço diabos. Ai enraiveço, enraiveço. Agarrai-me se não vou-me a eles como Santiago aos mouros. Cada um é para o que nasce. Bardamerda os diabos, diabinhos e diabretes. Eu, como Gargântua, aviso os zorros do mal: “Estais aí, ou não estais? Se estais aí, deixai de estar; se não estais, nada há a dizer.”  E mais não digo para não vos contradizer. E mais não digo para não me enraivecer, caso contrário tenho de me enaltecer e isso vai contra os meus princípios. A modéstia é uma coisa genial. E por Toutatis vos digo, que se não fosse por ser careca, me ia a esses filisteus com o engenho de Sansão. E, verdade seja dita, com a ajuda perniciosa de François Rabelais. E também porque tomo muita medicação e bebo muita água, “me vou então até ali mijar o meu infortúnio”. Eu, se me fazem chegar a mostarda ao nariz, transformo-me numa espécie de frade Jean des Entommeures, na defesa do cerrado da sua abadia. Amante do bom vinho, defensor até à morte das vinhas que o permitem fazer. E uma coisa também sou capaz de declarar, citando este corajoso monge, depois de beber uma garrafa de vinho do bom: “Confesso a Deus que, se eu tivesse vivido no tempo de Jesus Cristo, teria impedido de o prenderem no Jardim das Oliveiras. Além disso, que o Diabo me desampare se eu teria perdido a oportunidade de cortar os tendões aos Senhores Apóstolos, que fugiram tão cobardemente e que, depois de terem bem ceado, abandonaram o seu mestre quando este mais precisava deles!” E desta vez, se me permitirdes, termino com a boa filosofia de Platão (República, livro V): “As repúblicas serão felizes quando os reis filosofarem ou quando os filósofos reinarem.” E isso está para breve. Ah, ah, ah... Ah, ah!

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