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TerçOLHO

Este é um espaço dedicado às imagens e às tensões textuais. O resto é pura neurastenia.

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23
Ago18

Poema Infinito (419): A outra forma da claridade

João Madureira

 

 

 

Hoje acordei enrolado no dia. Lá fora, o pátio arrefece coberto pela neblina. As ruínas do tempo acumulam-se junto à entrada da casa. Faço os preparativos para o nosso encontro. Já deixei de tentar explicar as diferenças. Tudo está a descoberto. Os motins estão guardados dentro de nós. Crescem as assimetrias, os silêncios, as irreverências. A razão começa a abandonar a música. As extensões do tempo são falsas. Baloiçam as mulheres. Baloiçam os caminhos. As histórias continuam a dar-me pesadelos, a revelar os seus artifícios. É necessário tirar delas os indícios de adversidade e de infelicidade. Por dentro das histórias costumam chover alguns elementos de verdade. Os pássaros habitam na visão habituada das dúvidas e na negligência antiga do exotismo. O primeiro instinto é sempre o de partir. As ruas estão suspensas. Parece que pessoas minúsculas saltam das janelas.  A cidade acontece de forma intuitiva, com as suas repetições, com a poderosa força da dissimulação. Já ninguém apoia os velhos ideólogos. As notícias são como telenovelas, abertamente autodeclaradas, eloquentes como as pausas longas das estradas. A neutralidade está fora de controle. Os discursos estão fora do destino, parecem plataformas vazias onde pousam os pássaros que já não conseguem cantar. Enfrentamos os regressos. Os velhos templos parecem feitos de esquinas. Por vezes alguém encontra um pouco de esperança. Começam de novo as viagens. No entanto falta autoridade às palavras. A imprudência adquiriu uma velocidade extraordinária. As crianças iluminam-se como rosas e partem à procura das borboletas raras. A ousadia e a timidez atacam-nos ao mesmo tempo. A realidade está um pouco mais aliviada. As raízes enrolam-se à volta da razão. A paciência faz-se acompanhar de três pancadas rápidas. O fumo da fogueira ergueu-se e fez-nos tossir. Lembro-me de a mãe dizer que tinha a certeza de que voltaria. Depois partiu sem dizer para onde ia. Toda a gente acredita naquilo que quer acreditar. A desolação vagueia sobre os campos. Mantenho à distância as pessoas e os seus pequenos sustos. As suas visitas são reduzidas para evitar as discussões mesquinhas. A confiança é agora mais previsível. Os pássaros do desejo camuflam-se nos ramos das árvores. Os lugares da infância exigem o nosso regresso, os movimentos mais reflexivos, as perspetivas igualmente interiores, o outro lado dos campos, a regulação da luz, as horas fluidas, a ressonância inicial das memórias, os jogos, as afinidades, a energia das imagens, os processos formais da vontade, a verdade física dos gestos, a transfiguração das regras, as variantes cerimoniosas da poesia, o espírito inquieto da criação, o equilíbrio estético das palavras, os presságios interditos, e a esplêndida antiguidade das manipulações. Perguntas: Então de que cor é a solidão? Eu sei apenas que as metáforas são reversíveis. Fecho-me dentro da espaçosa genealogia das intenções. Continuo a viver do destino efémero das bibliotecas. E lá que sobrevivem as heresias, os pretextos, a plenitude da transcendência, a resignação mortal da harmonia. O mundo mais íntimo é feito da inabalável segurança das dúvidas. Enraízam-se as palavras na claridade abstrata da escrita. Dominarei a vontade secreta do esquecimento. O crepúsculo incendeia a tarde. A voz divina canta entre as ruínas.

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